sexta-feira, 29 de junho de 2012

Criando Links com o Comando LN no Linux

O comando ln permite criar links. Existem dois tipos de links suportados pelo Linux, os hard links e os links simbólicos. Os links simbólicos têm uma função parecida com os atalhos do Windows, eles apontam para um arquivo, mas se o arquivo é movido para outro diretório o link fica quebrado. Os hard links são semelhantes aos atalhos do OS/2 da IBM, eles são mais intimamente ligados ao arquivo e são alterados junto com ele. Se o arquivo muda de lugar, o link é automaticamente atualizado.
O comando ln dado sem argumentos cria um hard link, como em:
$ ln /home/morimoto/arquivo.txt arquivo
Onde será criado um link chamado "arquivo" no diretório corrente, que apontará para o arquivo.txt dentro do diretório /home/morimoto
Para criar um link simbólico, basta acrescentar o argumento "-s", como em:
$ ln -s /home/morimoto/arquivo.txt arquivo
Você pode criar tanto links apontando para arquivos, quanto links apontando para diretórios. Por exemplo, se você acha muito trabalhoso acessar o CD-ROM através do diretório /mnt/cdrom, você pode simplesmente criar um link para ele dentro do seu diretório de usuário, ou onde você quiser. Ao clicar sobre o link no gerenciador de arquivos, você acessará o CD-ROM.
Para criar um link chamado "CD" dentro do seu diretório de usuário apontando para o CD-ROM, o comando seria:
$ ln -s /mnt/cdrom ~/CD
O interpretador de comandos se encarregará de substituir automaticamente o "~" pela localização correta da sua pasta de usuário, não importa qual seja.
Você pode ainda criar links que funcionarão em qualquer parte do sistema. Por exemplo, imagine que você armazene seus arquivos de trabalho na pasta /home/seu_nome/trabalho/arquivos. Ao invés de digitar o caminho completo, você poderia criar um link simbólico "arquivos" que poderia ser acessado a partir de qualquer pasta do sistema. Para isto, basta acessar o diretório /usr/bin e criar o link por lá, usando os comandos:
$ cd /usr/bin
$ ln -s /home/seu_nome/trabalho/arquivos arquivos
Você verá muitos links espalhados pela estrutura de diretórios do Linux, um recurso muito usado quando os arquivos de sistemas mudam de lugar numa nova versão. Mantendo um link na localização antiga, todos os programas antigos continuam funcionando sem problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário