terça-feira, 22 de maio de 2012

Instalação pelo pendrive do Ubuntu 12.04

Criar a pen USB de arranque através do UNetbootin

O UNetbootin é um programa que permite criar PenUSBs de arranque para instalar sistemas operativos Linux. Permite, inclusive fazer download e instalar na pen de uma forma completamente automática. Por ser um programa bastante completo, a equipa do Ubuntued recomenda-o como programa a utilizar para criar pens de arranque.

Apesar de o UNetbootin permitir fazer download automaticamente, sem ser preciso buscar o ficheiro .iso, neste artigo, explica-se como criar uma pen de arranque através do ficheiro .iso, pois torna o artigo mais abrangente, visto que o UNetbootin não inclui versões ainda em desenvolvimento das várias distribuições existentes.

Assim, comece por instalar o UNetbootin clicando no botão seguinte ou escrevendo o seguinte no terminal:

sudo apt-get install unetbootin

Depois do processo de instalação ter terminado, o programa fica imediatamente disponível. Assim, abra-o através do Dash do Unity (tal como na imagem abaixo à esquerda) ou então navegue pelos menus da seguinte maneira (tal como na imagem abaixo à direita):

Aplicativos →Ferramentas de Sistema →UNetbootin

Será questionado pela senha do Ubuntu visto que irá processar a pen, bloqueando inclusive para nada de errado aconteça. Depois, quando a janela do UNetbootin abrir, selecione a opção “Imagem” e clique no botão com as reticências, tal como na imagem abaixo, e procure pelo ficheiro/imagem do Ubuntu que transferiu anteriormente.


De seguida, no canto inferior esquerdo deverá selecionar “Unidade USB”, para identificar a PenUSB; e em “Unidade”, no caso de ter mais que uma PenUSB inserida no computador, escolha a PenUSB que quer gravar. Neste último aspeto, para garantir que não se engana, basta selecionar o Tipo “Unidade USB” e garantir que só tem uma pen inserida no computador!


Por fim, clique no botão OK e aguarde que o processo termine. Quando o processo terminar (imagem abaixo), clique no botão Reiniciar e, tal como é referida na janela, certifique-se que o computador tem a BIOS a arrancar por uma pen USB, tal como foi anunciado nos pré-requisitos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário