quarta-feira, 4 de julho de 2012

Compartilhando Impressoras No Linux

printer

Configurando o servidor:
Acesse o menu Sistema > Administração > Impressão. Sua impressora deverá estar listada na janela que se abrir:
impressora-local
Em seguida,
clique no menu "Servidor" e depois em "Configurações". Na nova jenela que se abrir, selecione as opções "Publicar impressoras compartilhadas conectadas a este sistema""permitir que usuários cancelem…".
A opção "Permitir administração remota" faz com que seja possível administrar a impressora através da rede local via navegador. Basta acessar o endereço IP da máquina seguido pela porta usada pelo servidor (631). Fica algo como: http://10.42.43.1:631 (troque pelo seu IP). Não explorei muito essa opção (não precisa marcar), por isso não sei explicar exatamente como funciona.
servidor_de_impresao
Depois de marcar as opções necessárias e confirmar, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da sua impressora e verifique se as opções "Habilitada" e "Compartilhada" estão marcadas, caso contrário marque-as.

menu-impresao

Configurando o cliente:
Não tive problemas com o cliente, uma vez que ele detectou a impressora sem o menor esforço. Na realidade, não foi necessário fazer absolutamente nada para que a impressora fosse detectada pelo cliente. Em todo caso, vamos lá:
Vá ao menu Sistema > Administração > Impressão e verifique se a nossa impressora compartilhada está lá. Se estiver, basta usar à vontadade.

impressora

Caso contrário, podemos tentar nos conectar diretamente ao servidor de impresão. Nesse caso, clique no menu Servidor > Conectar. Na nova janela que se abrir, digite o IP do seu servidor e clique em conectar.
cups
Para descobrir seu IP, vá até o menu Sistema > Administração > Ferramentas de rede e selecione a placa de rede que liga as máquinas. Basta então verificar o IP em "protocolo IPv4". Outra opção é digitar o comando $ ifconfig no terminal e procurar pela placa que liga as máquinas (algo como eth0 ou eth1).
Se ainda assim a sua impressora não ficar disponível, volte às configurações do servidor e verifique se não faltou algo.
Obs.: As impressoras também ficam disponíveis para máquinas que rodam Windows, entretanto, será necessário instalar manualmente (da mesma forma que uma impressora em redes Windows). Além disso, ainda será preciso instalar os drivers para as mesmas, já que o Windows não é capaz de usar os drivers da impressora para Linux.








Nenhum comentário:

Postar um comentário